Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
18/04/2016 - 14h25
AccorHotels anuncia nova fase do Planet 21
Operadora mostra resultados de ciclo anterior e renova compromissos de sustentabilidade em toda a rede

Na manhã do hoje (18/04), a AccorHotels promoveu uma entrevista coletiva para anunciar a nova fase do programa de sustentabilidade de rede, o Planet 21. Estavam presentes no evento, entre outros profissionais, Antonietta Varlese – VP de CSR da AccorHotels América do Sul – e Arnaud Herrmann – VP Global de Desenvolvimento Sustentável da AccorHotels.

Durante a coletiva, Arnaud explicou os resultados globais do primeiro ciclo do programa que aconteceu de 2011 a 2015. Segundo ele, o grupo conseguiu entregar dois terços dos 21 objetivos do programa, mas o principal destaque foi mesmo a adesão de mais hotéis, chegando a 90% de unidades em melhoria contínua.

O progresso do programa foi marcado por diversas frentes, com destaque para o bem-estar no local de trabalho, a proteção à criança, o respeito à biodiversidade e a gestão do consumo de água e energia. Em números, foram economizados 9% de água e 5,3% de energia, sem contar com a redução de 6,2% nas emissões de carbono.

Ciclo 2016-2020

Com os bons resultados obtidos na primeira fase, a promessa da rede é continuar sempre com a evolução do programa, por meio de metas mais altas para as mesmas diretrizes.

Entre tais diretrizes, está o engajamento do hóspede, por meio da conscientização do uso de água e outros recursos, com destaque para o programa que incentiva o reuso de toalhas, cuja economia é destinada para o plantio de árvores.

As iniciativas seguem para o engajamento dos colaboradores e para a integração com o entorno. Passa, também, pelas parcerias, na medida em que os hotéis da rede são incentivados a optar por fornecedores comprovadamente sustentáveis.  Nesse ponto, Arnaud fez questão de ressaltar que a rede tem como foco, também, o incentivo ao desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis junto aos parceiros.

Contudo, o VP Global de desenvolvimento destacou duas frentes de trabalho como sendo as primordiais. Primeiramente, falou sobre a redução no desperdício de alimentos, chegando a mencionar o desperdício zero. A meta proposta é conseguir reduzir em 30% o desperdício.

A segunda meta forte diz respeito aos empreendimentos em si. Segundo ele, os esforços estão voltados para construções ou reformas que permitam a redução das emissões de carbono. A ousada meta da rede é conseguir fazer com que 100% das novas construções e das reformas sejam realizadas respeitando tal premissa.

 

Evolução

Com as novas medidas, o Planet 21 foi renomeado para Planet 21 in Action. O novo sistema criado possui alguns diferenciais. Apesar de as metas estarem mais altas, o estudo feito para a elaboração permitiu mais flexibilidade, levando em conta as especificidades locais e as realidades operacionais das unidades. Isso é possível devido à liberdade que foi prevista para que cada hotel estabeleça seus próprios objetivos.  

Assim como na versão anterior, o programa atribui selos às unidades. A linha base comum prevê a realização de 16 das 21 ações obrigatórias, resultando no selo bronze. Para upgrades, para os selos prata, ouro ou platinum, o hotel pode escolher quais ações deseja implementar. 

Fonte: Redação - 18/04/2016

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti