Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
04/08/2014 - 10h06
Norma cria novo padrão de qualidade para empresas do setor turístico
Conjunto de regras elaborado pela ABNT, com apoio do Sebrae, será referência para a sustentabilidade nos serviços de hotelaria

Desde o dia 29 de julho, os empresários do setor de turismo passaram a contar com uma nova referência de qualidade nos serviços em hotéis, pousadas, resorts, campings e hostels em todo o país. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou um conjunto de normas a serem cumpridas pelos empresários para que seus estabelecimentos sejam reconhecidos como meios de hospedagem sustentáveis. Editada em 2012, a Norma ABNT NBR 15401 foi atualizada, em parceria com o Sebrae, e traz um anexo com exemplos de boas práticas que devem ser adotadas no turismo sustentável.

Existem cerca de 49 mil empresas no Brasil cadastradas como meios de hospedagem, sendo que 98% delas são pequenos negócios. A norma permite que os empresários conheçam quais requisitos devem ser seguidos ao candidatar-se à certificação para a gestão sustentável, realizada por três organismos reconhecidos pelo Inmetro (a própria ABNT, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e o Instituto Falcão Bauer da Qualidade). Tornando-se sustentáveis, esses negócios se tornam mais competitivos diante de seus concorrentes e ganham valor agregado nos seus serviços.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, os empresários que optarem por implementar as ações da norma técnica apostarão em um diferencial de mercado. “Ao ser adotado, esse conjunto de práticas gera redução de custos em função do uso adequado e racional de insumos”, ponderou. Soma-se a isso a melhoria da imagem do estabelecimento junto ao mercado, a ampliação da colaboração com parceiros locais, a conquista de novos clientes e, consequentemente, o incremento no faturamento da empresa.

O Sebrae apoia os pequenos negócios, por meio de consultorias técnicas, no processo de implementação da Norma ABNT NBR 15401. Para isso, o Programa Sebraetec subsidia até 80% dos custos dos empresários. “Para que possamos avançar em programas de qualidade no setor, é fundamental que todos falem uma mesma língua. Se as empresas adotarem as mesmas normas técnicas, certamente teremos um novo patamar de competitividade no setor”, explica Carlos Alberto.

Elaborada por meio de parceria entre o Sebrae e a ABNT, a norma técnica contou com a participação de representantes dos pequenos negócios no seu processo de construção e estará disponível, juntamente com o anexo de exemplos de práticas sustentáveis, no link portalmpe.abnt.org.br. É necessário que o empresário faça o cadastro de sua empresa para ter acesso ao material gratuitamente. A adesão dos meios de hospedagem à norma técnica é voluntária.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti