Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
Divulgação / Equipotel São Paulo
21/09/2016 - 14h35
Equipotel 2016: Profissionais do setor realizam tour guiado pelo Hotel Modelo Sustentável
Visitantes falaram sobre as práticas sustentáveis implantadas no espaço montado pela revista Hotelaria Profissional


Repetindo o sucesso feito em sua primeira edição, realizada no ano passado, o Hotel Modelo Sustentável é uma das grandes atrações da Equipotel São Paulo 2016. Diversos visitantes enfrentam a fila formada por gestores, hoteleiros, estudantes e demais agentes do setor de hospitalidade para realizar a visita guiada nas áreas de um estande completamente funcional.

A visita pelo projeto - iniciativa da revista Hotelaria Profissional e montado em uma área de 350 m² dentro da feira - passa pelas áreas de lobby, recepção, apartamentos midscale e luxo, centro de convenções, lavanderia, cozinha, restaurante e bar e área de lazer com spa e academia. O intuito deste ano foi mostrar ao hoteleiro como as soluções sustentáveis existentes no mercado são importantes para a gestão eficiente do hotel e similares, ambientalmente e financeiramente.

Vera Gouveia, do Ubatuba Palace Hotel - situado no litoral de São Paulo -, visitou o Hotel Modelo Sustentável e falou da referência que o espaço se tornou na feira. "É um espaço muito bem elaborado e organizado. A sustentabilidade é muito importante hoje em dia e temos que nos conscientizar em relação às suas práticas. O reaproveitamento de água e o sistema de iluminação foram o que mais me chamaram atenção. São soluções que posso adaptar no empreendimento", disse a gerente.

O sistema de iluminação pode ser controlado via tablet espalhados pelo hotel ou mesmo remotamente. Com ele, é possível ligar ou desligar las luzes todo empreendimento ou de áreas individuais, além de controlar a sua intensidade. Vale ressaltar também que toda a iluminação do Hotel Modelo Sustentável é feita com o uso de lâmpadas LED, que proporcionam uma grande economia na conta final.

Os apartamentos também relevam outras soluções sustentáveis que estão disponíveis no mercado, como a maçaneta da porta que funciona por sistema de aproximação do cartão e o painel informatizado informando a camareira se o quarto está livre para limpeza e arrumação. "Achei bem interessante as soluções apresentadas, principalmente o controle de luzes e da chave do apartamento, além do sistema de disponibilização para a camareira arrumar o quarto. O sistema de informação é muito eficiente", afirmou José Guimarães, proprietário da pousada Vila da Montanha, localizada em São Bento do Sapucaí (SP). 

Já o sistema de água mostra dispositivos que otimizam o uso da descarga e das duchas nos banheiros midscale e luxo, que, ao serem acionadas, fazem uso de uma quantidade menor de água, tanto para o banho quanto para a descarga. Além disso, o setor de lavanderia apresenta soluções de coleta de água de chuva e o reaproveitamento nas máquinas de lavar. Renato Arcury de Souza Marques, coordenador de vendas da empresa Deca Hydra, que visitou o Hotel Modelo Sustentável, ressaltou o tripé da sustentabildiade: economia de fontes naturais, redução de custo e fator social. Para o profissional, o espaço funcional na Equipotel São Paulo 2016 é importante para ensinar quais são as ações corretas a se implantar. "Vejo que existe uma demanda muito grande para a redução do custo de água, porém muitos hotéis adotam soluções provisórias ou adaptadas, que nem sempre são eficientes", disse. "O espaço está bem interessante, mostrando visões de um hotel midscale e de luxo. Um belo trabalho do arquiteto Paulo Lúcio de Brito", complementou o profissional.

Outro grande destaque é a mesa feita de madeira de reflorestamento e plástico reciclado. O material oferece maior resistência e durabilidade ao produto, além de possuir um desing clássico para empreendimentos hoteleiros, que não diferem, em nada, da madeira comum. "São soluções sustentáveis práticas de se implantar em hotéis. As mesas feitas de madeira de reflorestamento possuem um design muito bonito, além de serem sustentáveis ao meio ambiente", finalizou Silvana Favero, gerente do hotel Monte Carlo, de Campos de Jordão (SP).

O tour pelo Hotel Modelo Sustentável é acompanhado por profissionais do Grupo Educacional Hotec que falam aos visitantes sobre as práticas de gestão sustentável que podem ser aplicadas nos empreendimentos hoteleiros, além da apresentação dos produtos e serviços expostos pelos patrocinadores.
Equipotel São Paulo

A maior feira de hospitalidade na América Latina ocupa 60 mil m² do São Paulo Expo e deve receber mais de 55 mil visitantes qualificados que vão estar ligados às principais tendências de produtos, serviços e tecnologias para os setores hoteleiro, food service, decoração, design, spa, entre outros. A Equipotel São Paulo 2016 acontece até o próximo dia 22, quinta-feira.

Veja também:

Equipotel 2016: Tecnologia e automação são temas discutidos na Equipotel Conference
Equipotel 2016: Spa Conceito destaca procura pelo bem-estar dentro do hotel
Equipotel 2016: Motel Design traz conceito de acessibilidade
Equipotel 2016: Representantes demonstram otimismo com o setor


Fonte: Redação HP
Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti