Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
Divulgação / Equipotel São Paulo
27/09/2016 - 11h19
Equipotel 2016: Por dentro do Hotel Modelo Sustentável
Saiba como foram as visitas guiadas pelo hotel funcional. Veja também um tour virtual em 360º


Pelo segundo ano consecutivo, o Hotel Modelo – projeto feito pela revista Hotelaria Profissional, em parceria com a Reed Exhibition Alcântara Machado – foi um dos grandes sucessos da Equipotel São Paulo. Contando com mais de 80 empresas parceiras e ocupando um espaço de 350 m² do São Paulo Expo, o tema principal do Hotel Modelo foi a sustentabilidade.

Os visitantes da feira puderam realizar um tour guiado por profissionais do Grupo Educacional Hotec, sendo possível, assim, acompanhar um estande completamente funcional. Para Alan Banas, diretor-executivo e publisher da Hotelaria Profissional, a satisfação de todos os presentes no Hotel Modelo Sustentável traduz o sucesso do projeto. “Com certeza superamos o número de visitantes do ano passado. Para se ter uma ideia, chegamos a ter filas de 3,5 horas de espera, tamanha a curiosidade do público em conhecer os 14 ambientes do hotel. Recebemos também diretores das principais redes hoteleiras, como AccorHotels, Atlantica Hotels, Maksoud Plaza, Marriott e Sheraton, além de visitantes de vários Estados do País”, comentou.

O arquiteto Paulo Lúcio de Brito – da PLB Arquitetura de Hotéis –, responsável pelo projeto do Hotel Modelo Sustentável, explicou o conceito deste ano: “Nossa proposta para esta edição está voltada, totalmente, para a hotelaria que é feita atualmente. A arquitetura e as tecnologias são implantadas para atuar em cima da redução do consumo energético e da sustentabilidade, além da integração de ambientes. E, claro, oferecendo conforto máximo ao hóspede”, disse.

Entrada e recepção

As soluções sustentáveis já começavam desde a entrada, com a implantação de quatro painéis verticais. Os produtos pré-fabricados e já revestidos oferecem uma praticidade muito grande ao hoteleiro, além de ser feito de material resistente. “A grande vantagem destes painéis é reduzir a carga térmica do local. É possível obter uma grande economia no gasto de energia, principalmente com o ar-condicionado”, explicou Paulo. A parte externa do Hotel Modelo Sustentável também apresentou aos visitantes um piso permeável, que absorve toda a água da chuva e penetra no lençol freático.

Já na entrada, a porta giratória tem a função de não permitir que o ar-condicionado saia do ambiente ou que o ar quente externo penetre no hotel. “Tudo isso tem uma função sempre voltada para a economia, principalmente da energia, e para o conforto do hóspede”, afirmou o arquiteto.

O espaço do lobby e da recepção, uma das áreas mais elogiada pelos visitantes do Hotel Modelo Sustentável, demonstrou como é possível alinhar beleza e design com funcionalidade. O principal objetivo, conforme explica o arquiteto Paulo Lúcio de Brito, foi proporcionar um ambiente integrado, que oferece toda a estrutura para a operação da área, mas, também, se transforma em um espaço de convivência para os hóspedes. “O balcão de atendimento da recepção também é acessível, já que vem com lugar para atendimento de cadeirante. Ele se estende até o bar, fazendo com que o próprio atendente da recepção – isso em casos de ter poucas pessoas no lugar – possa fazer o serviço de bar. É um fator de redução de pessoas na operação.”

Ainda segundo o arquiteto, diferentemente do que se fazia antigamente, quando os hotéis possuíam áreas completamente separadas, a integração de espaços em meios de hospedagem – conforme ilustrado no Hotel Modelo Sustentável – oferece um ambiente agradável de convivência entre os hóspedes e, até mesmo, entre os colaboradores.

Área externa

A área externa representada no projeto era destacada por um grande jardim vertical. A parede verde dá uma intenção mais agradável às pessoas, que podem aproveitar com mais conforto o ambiente. “A parede verde tem a função de dar um ar de descontração e proporcionar bem-estar ao hóspede. No Hotel Modelo Sustentável, integramos este jardim com o deck”, disse Paulo. Uma das novidades deste ano, o deck apresentou um produto feito de madeira plástica, a qual é composta por resíduos de madeira com produtos reclicados de plástico. O material dispensa qualquer tipo de manutenção, além de aparentar como se fosse uma madeira comum.

Já o piso do lobby e da área de eventos oferece uma grande praticidade, como foi visto pelos visitantes da feira. O produto promove a construção limpa, uma vez que sua aplicação não necessita de argamassa ou de cola. O processo de aderência é feito a partir da aplicação direta do produto no chão. “Uma de suas facilidades é poder remover este piso e aproveitá-lo em qualquer lugar, evitando uma grande mão de obra. Se houver qualquer sujeira ou mancha, o hoteleiro pode simplesmente removê-lo e colocar outra peça. É um produto muito prático e sustentável”, falou Paulo.

Apartamentos

Duas unidades habitacionais foram montadas no Hotel Modelo Sustentável, na Equipotel São Paulo 2016. O quarto com padrão midscale é a unidade mais produzida em meios de hospedagem no Brasil. São milhares de unidades no País que devem, acima de tudo, atender as principais exigências de bem-estar do hóspede. Para representar este formato, o arquiteto Paulo Lúcio de Brito, responsável pelo projeto do Hotel Modelo, afirmou que é preciso atender características básicas que dão conforto ao hóspede, além de possuir facilidade de manutenção, acessível e sustentável.

“As principais exigências de bem-estar para o hospede é ter uma boa cama, uma iluminação confortável que não agrida sua visão, uma boa televisão – que pode funcionar como monitor –, acesso ao Wi-Fi, etc. Na parte do banheiro, deve ter um chuveiro adequado, que permita um banho confortável, sem que o hóspede fique esbarrando na parede. A ducha também deve se preocupar em proporcionar um banho com consumo mínimo de água, assim como o sistema de descarga da bacia sanitária”, explicou.

O segundo quarto, com 28 m², apresentava um padrão de luxo. “Descaracterizei o bloco do banheiro, que tem um aspecto pesado e bloqueia o visual do quarto. Deixei o box da bacia e do chuveiro isolado para dar privacidade e integrei a bancada ao quarto. Quando você entra, a sensação é de um espaço bastante amplo e aconchegante por causa da iluminação. É um quarto que possui as mesmas características que o midscale, mas com algumas diferenças e comodidades. Por ser de luxo, ele tem uma certa sofisticação, mas a qualidade deve ser a mesma para ambos”, finalizou Paulo.

Tour 360º

Faça um tour virtual em 360º pelo Hotel Modelo Sustentável clicando aqui.

Equipotel São Paulo 2017

A próxima edição da Equipotel já está marcada, de 11 a 14 de setembro de 2017, e deve acontecer novamente no São Paulo Expo. O Hotel Modelo também está confirmado para a edição do ano que vem da feira e já tem tema definido: o Hotel do Futuro.

Veja também:

Equipotel 2016: Expositores e visitantes aprovam mudança de local
Equipotel 2016: Espaço na feira traz debates sobre a arquitetura hoteleira
Equipotel 2016: Profissionais do setor realizam tour guiado pelo Hotel Modelo Sustentável
Equipotel 2016: Tecnologia e automação são temas discutidos na Equipotel Conference
Equipotel 2016: Spa Conceito destaca procura pelo bem-estar dentro do hotel
Equipotel 2016: Motel Design traz conceito de acessibilidade
Equipotel 2016: Representantes demonstram otimismo com o setor 


Fonte: Redação HP
Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti