Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
11/08/2014 - 11h32
Rede Novotel adequa seus hotéis às exigências do certificado ISO 14001
No Brasil já são quatro hotéis com a certificação, que está alinhada com o programa global de desenvolvimento sustentável da Accor, o Planet 21

A rede Novotel comemora a certificação de mais uma unidade brasileira com o ISO 14001, norma internacional que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O Novotel SP Center Norte está adequado à norma para estabelecer e operar um SGA, se juntando a outros três hotéis que já possuem a certificação: Novotel SP Morumbi, Novotel São Jose dos Campos e Novotel RJ Santos Dumont.

Para obter o ISO 14001, o hotel precisa seguir todos os requerimentos de impacto ambiental previstos pelas leis municipal, estadual e federal e, enquanto empresa privada, deve combinar o comprometimento com a lucratividade e com a gestão de impactos ambientais.

No mundo, 225 hotéis da rede Novotel já estão certificados e, até o fim deste ano, o número chegará a 344 unidades, o que representa 80% dos hotéis da rede. O compromisso é atingir 100% de certificação até 2015.

Os colaboradores do Novotel SP Center Norte recebem treinamento para aprimorar a relação com o meio-ambiente e produzir o menor impacto ambiental possível.  Para isso, receberam um website dedicado ao assunto, bem como um kit de ferramentas com explicação passo-a-passo da abordagem, dicas práticas, além dos procedimentos operacionais. Também foi criada uma rede de correspondentes da ISO para cada país e região, capaz de intervir e ajudar na implantação das práticas.

“A certificação ISO 14001 tem fundamental importância para a rede Novotel, uma vez que a sustentabilidade representa um pilar de constante atenção da rede Accor no Brasil e no mundo”, afirma Hélio Gelinski, gerente geral da unidade Novotel SP Center Norte e responsável pela ISO 14001 em todos os hoteis da marca na America Latina.

“É com muito entusiasmo que comemoramos o reconhecimento dos esforços em treinamento e implantação das exigências pela rede Novotel, em um cenário que exige um olhar especial para o meio-ambiente por parte das empresas e de todos nós”, completa Hélio.

Cada hotel da rede possui um gestor dedicado às práticas exigidas pelo ISO e os colaboradores, em todos os níveis de hierarquia, têm conhecimento das questões mais relevantes sobre o assunto.  Assim, a rede Novotel desenvolve seu pilar de sustentabilidade de acordo com o programa global de desenvolvimento sustentável da Accor, o Planet 21 – e seus 21 compromissos em favor do bem-estar do planeta.

Apenas dois anos após o lançamento, dois terços das metas para 2015 foram atingidos ou estão a caminho. Os hotéis progrediram em todos os compromissos assumidos pelo grupo, como por exemplo, a utilização de produtos ecológicos, serviços de alimentação responsável e certificação.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti