Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
13/08/2014 - 12h06
Hotel Fazenda oferece serviços sustentáveis e apresenta economia com produção de energia
Instalação de uma usina fotovoltaica, há seis meses, já apresenta bons resultados ao empreendimento

O Hotel Fazenda Spaventura apresenta os primeiros resultados com os investimentos feitos na utilização de energia solar, com a instalação da própria usina fotovoltaica. O uso da tecnologia já representa uma economia mensal de R$ 1.800,00, tornando o hotel auto suficiente em energia limpa. “Somos uma empresa que acredita na geração de energia solar como uma forma eficiente e real de fazer algo para reverter os problemas causados pelas mudanças climáticas”, ressalta Patrícia Haberkorn, diretora-executiva e sócia do Spaventura.

A expectativa é de uma redução em torno de quatro toneladas de CO2/ano,  que normalmente seria jogado ao meio ambiente. Além disso, o sistema vai proporcionar aos hóspedes a oportunidade de ver de perto este novo meio de energia sustentável, e saber, por exemplo, a quantidade de energia produzida em determinado dia, e o quanto de carbono evitado isso representa.

A construção da usina, que possui 160 placas, teve um investimento de mais de R$ 500 mil e atende o conceito de sustentabilidade total que o empreendimento oferece. “Os benefícios são principalmente ambientais. Com a usina fotovoltaica, estamos lançando na rede energia limpa. Isto significa redução da demanda que normalmente exige o uso de fontes hidrelétricas localizadas a grandes distancias”, explica Patrícia. Segundo ela, mesmo nos meses em que a intensidade do sol, é menor, o hotel não tem preocupação já que a própria claridade auxilia no aquecimento das placas, mantendo a produção de energia elétrica.

A produção total já atingiu 4.500 KWh/mês. Do ponto de vista ambiental, essa inovação representa uma compensação equivalente a 308 kg de co2 /mês, ou 3.700 kg de co2/ano. Esse aspecto inovador trás aos proprietários uma tranquilidade, principalmente no momento em que aumentam as preocupações com o uso correto da água, o que está diretamente ligado ao abastecimento de energia elétrica.

Sustentabilidade Total

O hotel fazenda, que conta atualmente com 40 chalés e oito apartamentos na sede principal, também possui salas para eventos e extensa área verde com estrutura para atividades de lazer e esporte de aventura. Mas, outras ações ecoeficientes tornam a sustentabilidade uma realidade no seu funcionamento: captação de água de chuva, por meio das telhas dos chalés, para que seja reutilizada; filtro e cisterna de água; produção de produtos de limpeza, utilizando óleos essenciais orgânicos extraídos e destilados na própria fazenda, e produção de alimentos orgânicos oferecidos para o consumo dos hóspedes.

O projeto de arquitetura contemporânea contrasta com alguns resquícios da construção original, que data do início do século XIX. A fazenda já foi uma grande produtora de carvão e também teve sua área ocupada com criação de gado, antes ser transformada em área de turismo sustentável e ecoturismo. É possível passear pelas trilhas e encontrar os fornos de carvão desativados e que ainda estão preservados pela mata.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti