Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
Fotolia / Kzenon
09/09/2014 - 14h37
ABIH-BA realiza curso de Revenue Management
Gabriela Otto, especialista no mercado é convidada para ministrar palestras


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) promove um curso de Revenue Management nos dias 10 e 11 de setembro, quarta e quinta-feira. As palestras serão ministradas pela consultora Gabriela Otto, especialista no mercado hoteleiro. 

Revenue Management é a arte e a ciência de prever a demanda de clientes em tempo real para determinar o preço ótimo em relação à disponibilidade de um produto, ou seja, vender o produto certo ao cliente certo, na hora certa e pelo preço certo, maximizando a receita do produto de uma empresa.

Faz pouco tempo que os hoteleiros começaram a entender o que é o Revenue Management, em sua grande maioria até criaram o cargo de gerente de Receitas, que é um atualizador de páginas na internet. Fundamentalmente, o gerenciamento de receitas é uma filosofia gerencial, uma forma de administração do hotel, assim como é a forma holística de administração, a forma Yield e como tantos outros formatos.

A técnica nunca deixou de ser o que é a filosofia administrativa racionalizada por Frederick Taylor, logo não é uma ferramenta comercial e sim, uma filosofia de gestão. No mercado atual a presença de vários que se intitulam “experts” no gerenciamento de receitas, quando de fato usam o marketing como ferramenta para vender e os consumidores acabam comprando “gato por lebre”.

As empresas que oferecem bens tangíveis podem amenizar os problemas de desequilíbrio entre oferta e demanda utilizando estoques. Porém, no caso das empresas de serviços, seu produto não pode ser estocado. Essa peculiaridade aumenta a necessidade de uma administração muito mais eficiente.

Focar em preço em vez dos custos quando estiver equilibrando oferta e demanda. Um exemplo bem sucedido dessa abordagem, é a criação de pacotes promocionais visando aumentar a ocupação aos finais de semana, preenchendo quartos que de outra forma ficariam desocupados.  Substituir os preços baseados nos custos pelos preços baseados no mercado.

Informações e inscrições: secretaria@abihbahia.org.br.   

Fonte: Notícias ABIH-BA
Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti