Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
18/11/2014 - 14h15
Pronatec forma condutores de turismo no Distrito Federal
O programa tem 186 mil matriculados em 120 cidades do país em cursos relacionados ao turismo

Cerca de 40 formandos receberam, na última sexta-feira (14), o certificado de conclusão do curso de condutor de turismo de aventura, pelo Pronatec Turismo – o programa de qualificação do Ministério do Turismo em parceira com o Ministério da Educação. A cerimônia ocorreu durante a 1ª Feira de Turismo de Aventura, em Brazlândia, no Distrito Federal.

Localizada, há 50 quilômetros de Brasília, o município de Brazlândia é um destino recomendado para a experiência do turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural. Lá está a maior tirolesa do Centro Oeste, com 700 metros de extensão. Pelo menos oito propriedades oferecem atividades como trilhas, banho nos poços d’água ou cachoeiras, rapel, arvorismo, canoagem, escalada e demais atividades aquáticas.

A estudante Laine Carvalho, de 23 anos, é uma das alunas que se formou e, com o diploma em mãos, acredita estar apta para exercer a atividade de condutora de turismo na região. O condutor é a pessoa que acompanha e dá suporte ao guia de turismo. “Tive a oportunidade de trabalhar em duas propriedades ao longo do curso e minha renda aumentou 50%”, afirmou.

Já a professora Gleidi Fávora, de 47 anos, decidiu investir na qualificação profissional e incentivou a filha, de 17 anos, a obter a qualificação. Atualmente, elas trabalham com grupos escolares, de escoteiros e da terceira idade, e pensam em montar um pequeno negócio com os colegas do curso para receber bem os turistas. Seria um complemento para a renda. 

Desde 2012, o Pronatec Turismo superou a meta de 157 mil inscritos previstos até o início da Copa do Mundo. Hoje, são 186.892 matriculados em 54 cursos distribuídos por 120 cidades do país. Desse total, são 99.867 alunos formados.

O setor turístico está investindo na formação técnica de profissionais ligados ao segmento. Os resultados da iniciativa já podem ser notados na qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e demais segmentos do turismo em todo o país - mas especialmente na formalização do trabalho, no salário e na vida de milhares de pessoas que concluíram os cursos do Pronatec.
Fonte: Ascom MTur / Deborah de Salles

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti