Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
18/12/2014 - 09h50
MTur lança plano de marketing turístico no Brasil
Documento norteará posicionamento de imagem e identidade corporativa para o próximo quadriênio

O Ministério do Turismo (MTur) promove, no dia 22 de dezembro, uma coletiva virtual para apresentação do Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018). A videoconferência – com participação aberta aos internautas – ocorre às 15h (horário de Brasília) e vai contar com a presença do ministro Vinicius Lages.

Sua concretização é fruto de um extenso processo participativo que envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, com participação dos órgãos oficiais de turismo de todas as Unidades da Federação, entidades empresariais, instituições de ensino, lideranças da sociedade, além das equipes técnica e diretiva do ministério do Turismo e das empresas responsáveis pelo trabalho.

Considerando a importância de contemplar a opinião do mercado, também foram realizadas atividades como uma Pesquisa de Demanda, com 3.200 turistas atuais e potenciais; bem como grupos focais, em nove cidades brasileiras; e, por fim, entrevistas com 40 operadores e agentes de viagens.

“Um dos dados revelados no estudo é de que o Brasil apresenta crescente mercado doméstico de turismo demonstrado pela evolução de visitantes e viagens nos últimos anos. Para se ter ideia, a demanda aumentou de 38,1 milhões de turistas em 1998 para 58,9 milhões em 2011, um crescimento de 54% na demanda doméstica”, diz Lages.

Outra informação relevante é que ocorreu uma ampliação da oferta de destinos e equipamentos turísticos, tanto em quantidade quanto em diversidade. Entretanto, o Ministério do Turismo tem como desafio para os próximos quatro anos expandir ainda mais a oferta de destinos brasileiros, hoje concentrada no segmento de sol e praia e para as cidades (oferta completa de compras, serviços, gastronomia, etc.), também preferência da demanda atual.  “O Brasil é um país com ricas e diversas experiências, que podem ser desfrutadas nas viagens, pelas paisagens, festas, sabores e saberes presentes em cada espaço natural ou nas cidades”, complementa o ministro.

O Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018) – está dividido em 12 tópicos: apresentação, etapas, análise da situação atual da demanda e da oferta, objetivos, resultados esperados, missão, princípios, posicionamento de imagem e identidade corporativa, focos estratégicos, metas e indicadores, plano operacional e gestão e implementação.

O bate-papo será transmitido via Hangout, uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Para acompanhar a coletiva virtual no dia 22, acesse o link https://plus.google.com/events/c85db7a3smng81qe0q1ut9cfem4 e confirme sua participação, ou assita pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=R-bgw3wHpKw
Fonte: Ascom MTur - 17/12/2014

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti