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26/02/2015 - 09h43
Turismo de Alagoas debate melhorias e promoção do destino
Reunião de alinhamento define planejamento do setor de turismo do estado para 2015. Evento contou com a participação do Ministério do Turismo

O ministro do turismo, Vinicius Lages, participou na segunda quinzena do mês, da etapa final de um workshop para o planejamento e alinhamento de ações de turismo de Alagoas para o ano de 2015. O evento, que ocorreu em Maceió, reuniu as principais lideranças do poder público e da iniciativa privada do turismo do estado e teve como foco o desenvolvimento de produtos e ações de marketing para a promoção do destino.

O ministro defendeu a necessidade de um planejamento contínuo para melhorar cada vez mais a oferta de serviços e a definição de estratégias de curto, médio e longo prazos para a melhoria dos atrativos locais. Para ele, a criação de talentos é uma forma de posicionar Alagoas como um grande destino. Já a indústria criativa, voltada principalmente para a área gastronômica, pode dar ainda mais destaque ao turismo do estado no cenário nacional.

Lages ressaltou ainda a importância de se agregar o turismo ao desenvolvimento econômico dos estados. Como exemplo, citou o segmento industrial que, se fortalecido, pode resultar em um aumento de eventos relacionados ao setor, movimentando a economia e o fluxo de turistas.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, disse que o encontro uniu a iniciativa privada ao poder público na construção de um planejamento unificado. Segundo ela, a parceria deve criar condições para que se adotem estratégias de fomento que tendem a diversificar a oferta de produtos.

Segundo a secretaria, Alagoas tem atualmente 30 mil leitos disponíveis, sendo 20 mil na região metropolitana de Maceió. O estado recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. A ocupação hoteleira do estado tem como média 70% a 80% durante a baixa e a alta temporada, atraindo públicos distintos para diversas regiões do estado. Diante deste cenário, foram traçadas ações prioritárias de marketing em curto e em médio prazo para o crescimento destes resultados.

O workshop foi organizado pela Secretaria de Turismo do Estado, pela Prefeitura de Maceió, pelo Sebrae, pela Associação Brasileira da Indústria de Hoteis em Alagoas (Abih-AL) e pelo Maceió Convention & Visitors Bureau.
Fonte: Ascom MTur com infos Secretaria de Turismo de Alagoas - 13/02/2015

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