Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
11/07/2014 - 14h08
Hotéis e pousadas participam de Programa de Sustentabilidade
Empreendimentos passam por avaliação e irão implementar boas práticas sustentáveis

Teresina - Hotéis e pousadas localizadas na Rota das Emoções participam do Programa de Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem da Rota das Emoções, do Sebrae. O objetivo do programa é criar  um ambiente de incentivo e valorização dos empresários que aplicam no dia a dia os princípios da sustentabilidade em seus estabelecimentos.  No litoral piauiense, a perspectiva é que trinta empresas sejam beneficiadas.

 O programa avalia onze princípios básicos da sustentabilidade, inseridos em três dimensões: ambiental, social e econômica. São exemplos desses princípios: Redução de Resíduos Sólidos, Água e Energia; Valorização da Cultura Local; Gestão da Sustentabilidade, Limpeza e Descarte dos Resíduos Sólidos, Critérios de Acessibilidade; entre outros aspectos.

 “O turismo representa uma das principais atividades econômicas do mundo,  exigindo  padrões de qualidade cada vez mais elevados entre os destinos.  As atividades turísticas são apresentadas como capazes de promover a aceleração econômica e o incremento nas áreas social, cultural e ambiental, desde que sejam desenvolvidas de forma sustentável. E é justamente esse o foco do programa desenvolvido pelo Sebrae”, ressalta a gestora do Projeto Rota das Emoções do Sebrae no Piauí, Isabela Carneiro.

 O Hotel Cívico sediado em Parnaíba é um dos empreendimentos que participam do programa. Para a gerente do estabelecimento Gina Augusta é necessário que todas as empresas se conscientizem e desenvolvam práticas sustentáveis nas atividades do dia a dia. “Buscamos sempre promover ações de redução de resíduos e do uso de embalagens, entre outras atividades que respeitem o meio ambiente. Acredito que a prática da sustentabilidade deve ser realizada por toda a sociedade”, salienta Gina.

 O Programa de Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem da Rota das Emoções é desenvolvido em três etapas. Na primeira fase, a empresa passa por uma avaliação para verificar quais quesitos da sustentabilidade estão sendo aplicados no empreendimento, e quais sugestões de melhorias poderão ser repassadas aos empresários. Na segunda etapa, acontece o processo de adequação das sugestões de melhorias com auxílio de consultores especializados nos aspectos que apresentam maiores gargalos. No terceiro momento, acontece outra avaliação para classificar em que estágio de evolução o empreendimento se encontra.

 Diversas empresas já aderiram ao programa. As atividades foram iniciadas no começo deste ano. As empresas que serão certificadas e os resultados dessa iniciativa serão apresentados durante o II Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, em Barreirinhas (MA).
Fonte: Agência Sebrae - 03/07/2014

Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti