Notícias Hotelaria Profissional
Newsletter
Cadastro Newsletter
Busca
PUBLICIDADE
Banner topo Cozinha Profissional HP Anuncie
Cozinha Profissional
Polly Feiras e Eventos
09/04/2015 - 15h33
Fórum Eventos debateu tendências e o futuro do setor no Brasil e no exterior
Grandes nomes do cenário internacional de eventos e incentivos abordaram, temas estratégicos durante o maior encontro internacional do setor no Brasil


Realizado nos dias 30 e 31 de março, no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, em São Paulo, o Fórum Eventos 2015 reuniu, pelo terceiro ano consecutivo, nomes nacionais e internacionais, especializados na organização dos mais variados estilos e tamanhos de eventos.

Foram mais de 20 palestrantes (sendo 16 internacionais) para um público de cerca de 300 gestores de eventos e viagens. Alguns dos temas abordados na edição deste ano foram: tecnologia, incentivo, brand innovation, marketing de destinos, lançamentos de produtos e feiras & eventos.

O Fórum Eventos foi idealizado pela Eventos Expo Editora, que há mais de 20 anos direciona o seu trabalho na produção de conteúdo especializado para planejadores de eventos. O diretor da Editora, Sergio Junqueira Arantes, enfatizou que as conexões pessoais são fundamentais para o sucesso profissional. "O retorno no investimento dos eventos é muito maior do que se pensa, pois os benefícios perduram para além das paredes de espaço de eventos. A indústria do face to face cria empregos e impacto de longo alcance na comunidade”, disse Sergio.

Antes do início oficial do Fórum Eventos 2015, ocorreu a outorga da Certificação para a primeira turma de brasileiros do Certified Exhibitor Management (CEM), programa internacional de capacitação de profissionais de eventos que já existe em outros países desde 1975.  Dez profissionais da REED Alcantara foram contemplados com a certificação.

Palestras

O tema Brand Innovation contou com a participação do fundador da Wet Paint Creative Group, Doug Chorpenning, que abordou a importância significativa da marca do evento e como é possível fazer uma conexão mais profunda com seu público. “Como profissionais de eventos, temos a responsabilidade de dar suporte às marcas. É preciso considerar três pontos para que o evento seja memorável: ele precisa intrigar, inspirar e promover a imersão dos participantes”, afirmou.

O painel foi moderado pela coordenadora do ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, Conselheira Permanente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e sócia-diretora da Casa Barcelona, Elza Tsumori. “Num mundo cada vez mais complexo e global precisamos trabalhar para dar mais consistência aos conteúdos e ações. Cada empresa tem uma personalidade e isso precisa ser levado em consideração nos eventos”, concluiu.

 Ainda durante a apresentação foi alertado que, hoje, as empresas perderam seu discurso, uma vez que os consumidores não acreditam mais no que as marcas dizem. Para melhorar este aspecto, é preciso estabelecer diálogo constante e personalizado de acordo com os interesses de cada stakeholder, para criar conteúdo interessante e engajamento nos consumidores.

As tendências mundiais do mercado MICE (Meetings, Incentive, Conferences e Exhibitions) foi a temática do painel que teve como palestrante central Rob Davidson, diretor geral da MICE Knowledge, da Inglaterra. O especialista observou que os eventos não estão preparados para receber um público que misture as várias gerações em um mesmo lugar. “Acredito que as gerações têm muito a oferecer umas às outras e devemos organizar os eventos para que todos se sintam satisfeitos no final. Vamos cumprir o desafio para atender a todas as gerações”, disse.

No Painel sobre Incentivo, o grande destaque foi a apresentação feita por Sergio Junqueira Arantes referente aos dados preliminares do estudo sobre marketing de incentivo patrocinado por sete das principais agências do segmento.

A pesquisa junto a 130 clientes relevantes na realização de incentivo revelou que 78% dos entrevistados consideram viagem de Incentivo mais eficaz, no entanto apenas 43,7% usam a viagem como principal ferramenta.

O estudo detectou que a maioria dos clientes desconhece a correta conceituação de Viagem de Incentivo, e continuam convidando mais de três agências para suas concorrências, recusando-se a remunerá-las por sua participação na licitação. Sergio enfatizou ainda que "a continuidade desta prática acaba prejudicando o próprio cliente, uma vez que as agências tiveram que dobrar suas despesas, decorrente da participação em concorrências (5% em 2013, 10% em 2014)".

Outro palestrante deste tópico, Alejandro Verzoub, presidente do Capítulo South America do SITE Global, fez a questão de reforçar que incentivo não é apenas uma viagem, mas uma experiência, por isso é importante contratar empresas especializadas no momento de planejar e executar uma campanha ou viagem. Ele também apontou que uma tendência já em alta na Europa é a viagem de incentivo vinculada a uma ação de responsabilidade social.

Ibrahim Georges Tahtouh, proprietário da IT MICE Travel Solutions Brasil, acredita que somente a união deste setor, que movimenta bilhões, fará com que ele seja respeitado pelos políticos e ministérios. “As universidades estão se reunindo com o empresariado da área para saber quais as reais necessidades de formação para os futuros profissionais do setor MICE, buscando, com isso, a excelência”, enfatizou.

Interação

Além dos painéis, foram organizados dois Focus Group, no primeiro, todos os participantes tiveram oportunidade de analisar e discutir as tendências do mercado MICE no Brasil, depois de ouvir uma das maiores autoridades mundiais no tema, Rob Davidson, expor as tendências mundiais. E no final dos trabalhos, os jornalistas das mais prestigiadas revistas dos EUA, Europa e América Latina discutiram estas tendências. Já no segundo Focus Group os participantes foram divididos em grupos que discutiram aspectos relacionados a sustentabilidade, segurança, redes sociais e ROI/ROO.

Durante todo o evento, os participantes participaram fazendo perguntas em tempo real diretamente dos seus celulares ou tablets. A organização do evento e os palestrantes também promoveram enquetes respondidas por meio do aplicativo, proporcionando assim a participação interativa de todos os participantes.

Área de Exposições

Outro atrativo para os participantes do Fórum Eventos 2015 foi a Área de Exposição, onde mais de 20 expositores, entre patrocinadores e parceiros do evento, puderam apresentar seus produtos e novidades para os frequentadores do Fórum Eventos.



Fonte: Assessoria de Imprensa / Fórum Eventos
Untitled Document
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


Site desenvolvido por Lucia Cavalcanti